segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Você sabe tirar a sua voz de ouvido?



Imagine a seguinte situação: Você é um vocalista dedicado, que vai a todos os ensaios e estudou todos os kits. Então, você chega no domingo todo animado e confiante, crendo que o culto vai ser uma benção e que você vai fazer um belo vocal. Mas daí, você descobre que no seu dia - justamente no seu dia - o dirigente chega todo animado dizendo: - Oi pessoal! Temos uma música nova para tirar hoje!
Então você ouve a música e chega a conclusão de que nunca a ouviu antes. Daí, chega o lider do vocal (nada pessoal...) e diz para você tirar a sua voz de ouvido, dá as costas e vai embora. Você olha para o relógio e descobre que faltam 20 minutos para começar o culto. Você olha para o lado e vê que os outros vocalistas estão "aparentemente" tranqüilos, tirando a voz deles. Você tenta cantar "qualquer coisa", mas a harmonia não fecha. Começa a bater um certo "desespero" quando o culto começa e você ouve a introdução da dita musica. Quando a música começa, você ora desesperadamente para que um buraco se abra no chão para vc enfiar a sua cabeça. Como isto não vai acontecer, você finalmente se pergunta:

- Por que eu não sei tirar a minha voz de ouvido???

Bem, tá certo que a situação não é tão dramática assim (ou será que é?...), mas se você se identificou, esta postagem é dedicada a você e a todos que desejam desvendar este mistério.

Iniciamos aqui uma série de postagens com o intuito de dar uma idéia e um ponto de partida para ajudar aqueles que desejam ter sucesso em tirar uma voz de ouvido. Teremos 3 entrevistas especiais com 3 vocalistas experientes de nosso grupo onde eles vão compartilhar como eles desenvolveram esta habilidade além de dicas interessantes. E encerrando esta série de postagens, teremos um artigo exclusivo com passos práticos de como direcionar os seus estudos.

Espero que gostem e incentivo a todos a deixarem seus comentários. Podem ser elogios, comentários, perguntas, críticas, etc. Participe de forma a fazer desta uma construtiva discussão sobre este tema.

Um grande abraço a todos,

7 comentários:

  1. Legal, Ana que vc tenha gostado. Se vc ou alguem mais quiser compartilhar suas experiencias e sugestões sobre o que abordar neste assunto, será legal!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Só me identifiquei com esse "personagem"! Aliás, dei muita risada do seu texto, muito bom Xará,rs...Estou com os "ouvidos" preparados para voltarmos e cheia de disposição p/ aprender mais. Um abração a todos. Chris/Anderson

    ResponderExcluir
  3. hahahahaha acho que isso nunca aconteceu com nenhum back vocal nosso, né??? A sensação quando isso acontece é desesperadora mesmo! Que bom que estamos sempre aprendendo com o nosso querido Mestre Anderson! hehehehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Fala professor!
    Esta situação é comum quando fazemos parte de um grupo vocal ou instrumental, mas, não podemos deixar o nervosismo nos amedrontar.
    Acima de tudo está DEUS que supre todas as nossas necessidades. É claro que temos que buscar preparo para estas situações e tantas outras que aparecem. Na net tem varios vídeos que ensinam como desenvolver um ouvido melódico.
    Forte abraço Glaucio
    Glaucio

    ResponderExcluir
  5. Gláucio,
    Envie-me estes links, pois vou postar algumas dicas e gostaria de incluir alguns deles. Abracos, Anderson

    ResponderExcluir
  6. Queridos, o ouvido é um instrumento importantíssimo que precisamos aprender a "tocar". Existe uma forma muito boa de desenvolver este "instrumento": praticar, praticar, praticar e quando não aguentar mais... praticar novamente.... hehehehe.
    Um abraço a todos!
    Rodrigo

    ResponderExcluir