segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Você sabe tirar a sua voz de ouvido?



Imagine a seguinte situação: Você é um vocalista dedicado, que vai a todos os ensaios e estudou todos os kits. Então, você chega no domingo todo animado e confiante, crendo que o culto vai ser uma benção e que você vai fazer um belo vocal. Mas daí, você descobre que no seu dia - justamente no seu dia - o dirigente chega todo animado dizendo: - Oi pessoal! Temos uma música nova para tirar hoje!
Então você ouve a música e chega a conclusão de que nunca a ouviu antes. Daí, chega o lider do vocal (nada pessoal...) e diz para você tirar a sua voz de ouvido, dá as costas e vai embora. Você olha para o relógio e descobre que faltam 20 minutos para começar o culto. Você olha para o lado e vê que os outros vocalistas estão "aparentemente" tranqüilos, tirando a voz deles. Você tenta cantar "qualquer coisa", mas a harmonia não fecha. Começa a bater um certo "desespero" quando o culto começa e você ouve a introdução da dita musica. Quando a música começa, você ora desesperadamente para que um buraco se abra no chão para vc enfiar a sua cabeça. Como isto não vai acontecer, você finalmente se pergunta:

- Por que eu não sei tirar a minha voz de ouvido???

Bem, tá certo que a situação não é tão dramática assim (ou será que é?...), mas se você se identificou, esta postagem é dedicada a você e a todos que desejam desvendar este mistério.

Iniciamos aqui uma série de postagens com o intuito de dar uma idéia e um ponto de partida para ajudar aqueles que desejam ter sucesso em tirar uma voz de ouvido. Teremos 3 entrevistas especiais com 3 vocalistas experientes de nosso grupo onde eles vão compartilhar como eles desenvolveram esta habilidade além de dicas interessantes. E encerrando esta série de postagens, teremos um artigo exclusivo com passos práticos de como direcionar os seus estudos.

Espero que gostem e incentivo a todos a deixarem seus comentários. Podem ser elogios, comentários, perguntas, críticas, etc. Participe de forma a fazer desta uma construtiva discussão sobre este tema.

Um grande abraço a todos,

7 comentários:

  1. Legal, Ana que vc tenha gostado. Se vc ou alguem mais quiser compartilhar suas experiencias e sugestões sobre o que abordar neste assunto, será legal!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Chris Ferri Oliveira25 de fevereiro de 2010 15:30

    Só me identifiquei com esse "personagem"! Aliás, dei muita risada do seu texto, muito bom Xará,rs...Estou com os "ouvidos" preparados para voltarmos e cheia de disposição p/ aprender mais. Um abração a todos. Chris/Anderson

    ResponderExcluir
  3. hahahahaha acho que isso nunca aconteceu com nenhum back vocal nosso, né??? A sensação quando isso acontece é desesperadora mesmo! Que bom que estamos sempre aprendendo com o nosso querido Mestre Anderson! hehehehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Fala professor!
    Esta situação é comum quando fazemos parte de um grupo vocal ou instrumental, mas, não podemos deixar o nervosismo nos amedrontar.
    Acima de tudo está DEUS que supre todas as nossas necessidades. É claro que temos que buscar preparo para estas situações e tantas outras que aparecem. Na net tem varios vídeos que ensinam como desenvolver um ouvido melódico.
    Forte abraço Glaucio
    Glaucio

    ResponderExcluir
  5. Gláucio,
    Envie-me estes links, pois vou postar algumas dicas e gostaria de incluir alguns deles. Abracos, Anderson

    ResponderExcluir
  6. Queridos, o ouvido é um instrumento importantíssimo que precisamos aprender a "tocar". Existe uma forma muito boa de desenvolver este "instrumento": praticar, praticar, praticar e quando não aguentar mais... praticar novamente.... hehehehe.
    Um abraço a todos!
    Rodrigo

    ResponderExcluir